Diversidade e Inclusão

O respeito à diversidade é um valor humano fundamental, e uma cultura corporativa baseada na diversidade e inclusão é fonte permanente de criatividade e longevidade. Os líderes devem agir com urgência e comprometer-se em assegurar tratamento justo e oportunidades iguais para todos, sobretudo na promoção de equidade de gênero e raça. 

  1. Garantir diversidade na composição dos conselhos de administração, considerando competências para aproximar a empresa da pluralidade de perfis, perspectivas e demandas da sociedade. 
     

  2. Definir a diversidade e a inclusão como imperativo estratégico da organização, alinhada com seu propósito, missão, visão, valores e princípios, inspirando e reforçando o código de conduta como documento orientador dos comportamentos desejados e indesejados.
     

  3. Aprimorar práticas de gestão por meio da avaliação contínua de dados, perfis e percepções dos públicos interno e externo que permitam a identificação de problemas, aspectos positivos e tendências sobre diversidade e inclusão. 
     

  4. Fomentar uma cultura organizacional que valorize a diversidade e promova práticas inclusivas, respeitosas, justas e seguras, livre de assédios e discriminações, na relação com todas as partes interessadas.
     

  5. Definir e compartilhar com todas as partes interessadas o posicionamento da organização sobre o tema diversidade e inclusão, com uma política organizacional que oriente as práticas para o atingimento dos objetivos e metas aprovados e acompanhados pelo conselho de administração.
     

  6. Constituir um programa de diversidade e inclusão, com alocação de recursos financeiros e pessoas dedicadas a colocar em prática um plano com ações intencionais para ampliar a diversidade e fomentar a cultura inclusiva na empresa em suas relações com diferentes partes interessadas.